Você com mais conteúdo
Qual o ciclo de vida de um projeto em uma empresa?

Qual o ciclo de vida de um projeto em uma empresa?

31 de julho de 2017 • 2 min de leitura
Saiba, inclusive, quais as principais partes interessadas.



 

 

No contexto organizacional, um projeto pode ser definido como um estímulo momentâneo empregado para gerar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

 

 

A partir disso, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute - PMI), responsável por publicar o PMBOK, isto é, um guia com as boas práticas relativas a tal gerenciamento, os projetos possuem várias fases.

 

 

Tal conjunto de etapas é denominado ciclo de vida do projeto e abrange os seguintes pontos:

  • Início do projeto;

  • Organização e preparação;

  • Execução do trabalho referente ao projeto;

  • Encerramento do projeto.


 

 

Nesse sentido, em regra, as fases supracitadas são sequenciais. Todavia, podem também se sobrepor, ou seja, se dar ao mesmo tempo.

 

 

O que são stakeholders?


Por stakeholders, compreendem-se os indivíduos ou grupos interessados em um projeto, ou seja, que são impactados por ele de algum modo.

 

 

Segundo o guia PMBOK, são considerados principais stakeholders:

  • Clientes/usuários;

  • Gerentes de portfólios/comitê de análise de portfólios;

  • Gerentes de programas;

  • Patrocinador;

  • Escritório de projetos;

  • Gerentes de projetos;

  • Equipe do Projeto;

  • Gerentes funcionais;

  • Gerenciamento de operações;

  • Fornecedores/parceiros comerciais;


 

 

 

Veja também:

Clique na melhor opção para você
Quer nos conhecer melhor?

Clique na melhor opção para você