Da conceitual à técnica, saiba, inclusive, a relação com cada nível de planejamento.
Na área empresarial, são três os tipos de habilidades que os profissionais necessitam ter, quais sejam habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Para Idalberto Chiavenato, um dos principais autores da área, as técnicas consistem nas habilidades de utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e da educação, sendo muito relevantes para o nível de planejamento operacional da empresa.
Já as humanas, por sua vez, consistem na capacidade e na facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas, sendo muito importantes para o nível de planejamento tático da organização.
E, por fim, as conceituais referem-se à capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes, sendo imprescindíveis para o nível estratégico da empresa. Tal habilidade possibilita, inclusive, que o comportamento ocorra conforme os objetivos da organização total e não somente segundo os objetivos e as necessidades departamentais ou de um grupo imediato.
Na área empresarial, são três os tipos de habilidades que os profissionais necessitam ter, quais sejam habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Para Idalberto Chiavenato, um dos principais autores da área, as técnicas consistem nas habilidades de utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e da educação, sendo muito relevantes para o nível de planejamento operacional da empresa.
Já as humanas, por sua vez, consistem na capacidade e na facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas, sendo muito importantes para o nível de planejamento tático da organização.
E, por fim, as conceituais referem-se à capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes, sendo imprescindíveis para o nível estratégico da empresa. Tal habilidade possibilita, inclusive, que o comportamento ocorra conforme os objetivos da organização total e não somente segundo os objetivos e as necessidades departamentais ou de um grupo imediato.