Você com mais conteúdo
Por que investir em contabilidade para negócios digitais?

Por que investir em contabilidade para negócios digitais?

28 de junho de 2022 • 10 min de leitura
O mercado de produtos on-line continua a crescer oferecendo inúmeros serviços em diferentes segmentos, o que torna o mercado mais atrativo ainda com grandes oportunidades de negócios. E, diante de tantas vantagens, como empreender no digital de maneira mais estável? A contabilidade pode ajudar, acompanhe o post de hoje! 

 

Sem tempo para ler? Ouça agora!

 



 

A variedade das negociações digitais tem afirmado como as tecnologias nos conectaram viabilizando as formas de alcançar o cliente. O período de grande ascensão tecnológica já tem sido representado por números em diferentes fontes conceituadas de pesquisas sobre ciência, comunicação e meios digitais. Tais informações apontam as novas tendências do mercado, projetadas para um futuro que já é bem próximo da nossa realidade.

 

Na verdade, as novas tecnologias, especialmente big data, inteligência artificial e computação em nuvem, já estão muito presentes na rotina dos negócios, o que não exclui os escritórios contábeis. Aliás, muitos já trabalham cem por cento em ambiente on-line com todas as ferramentas para atender no digital.

 

 

De certa forma, analisando cada perspectiva trazida pelo desenvolvimento dos sistemas de informação e da internet das coisas (IoT), fica claro que as ferramentas digitais continuarão a gerar competitividade e, por consequência, movimento econômico.

 

Absorver tantas mudanças e acompanhar o que o mercado pede sempre foi um desafio. No post “Entenda como a digitalização continuará influenciando o mundo dos negócios em 2022”, é possível ler a respeito desse processo, assim como, conhecer quais são as tecnologias mais significativas para o crescimento das empresas. Como:

 

  • Internet das coisas – IoT;

  • Plataformas digitais;

  • Internet das coisas – Industrial;

  • Manufatura avançada – IA;

  • Cibersegurança;

  • Tecnologia sustentável;

  • Inteligência artificial;

  • Computação em nuvem;

  • Big data;

  • RPA.


 

Mesmo com toda a mudança tecnológica e as inovações que esse momento traz para os negócios, é preciso enfatizar que os ambientes corporativos precisam ser constituídos por profissionais disruptivos, ou seja, capazes de vislumbrar soluções inovadoras e permanecer em constante processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

 

 

Mercado digital

O mercado digital abriu portas para novos negócios, por isso é uma solução que une a tecnologia e a internet para vender produtos/serviços. 

 

De fato, o crescimento do mercado digital tem gerado constantes oportunidades para que os novos negócios conquistem resultados relevantes.

 

A digitalização dos negócios engloba ações que envolvem armazenamento e transmissão de dados, além de possibilitar a algoritmização e o desenvolvimento de plataformas digitais com sistemas para segmentos específicos.

 

 

Contabilidade digital

Na área contábil, a Tecnologia da Informação possibilita uma infinidade de soluções que ampliam o desempenho das tarefas contábeis. 

 

A contabilidade digital, além de aperfeiçoar processos, como atendimento do cliente, abertura de empresa, entre outras obrigações, permite que os documentos sejam enviados por meio de sistemas ou digitalmente, migrando as informações para as devidas apurações contábeis.

 

Na modalidade digital, todo os serviços oferecidos, bem como os processamentos de cada dado lançado, ainda passam por supervisão de um profissional.

 

Com a agilidade nos processos, o contador passa a ter a oportunidade de entregar serviços personalizados, como análise dos números e dos resultados da empresa.

 

 

Contabilidade on-line

A Contabilidade on-line é totalmente automatizada, ou seja, todas as informações são repassadas para o sistema. 

 

O custo do serviço, geralmente, é mais baixo. E o serviço corre o risco de apresentar erros por não existir verificação das informações.

 

Mas, existem vantagens!

 

Os sistemas e aplicativos oferecem agilidade para manter as informações e obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas em dia.

 

 

Tipos de produtos e serviços digitais 

Comercializados unicamente pela internet, todos os produtos ou serviços são efetuados em ambientes digitais. São muitas possibilidades que podem ser oferecidas no digital, aqui separamos quatro delas.

 

 

E-commerce

 

O e-commerce, além de ter sido a saída para muitos negócios durante a pandemia que nem sonhavam em ingressar no mercado on-line, abriu espaço para as vendas sem estoque e intensificou vendas por marketplaces (mercados virtuais).  

 

 

Infoproduto

 

É um produto digital vendido diretamente nas plataformas da web. Alguns materiais são disponibilizados de forma gratuita para captação de clientes em potencial, outros são vendidos em plataformas de cursos, sites de empresas ou páginas de especialistas.

 

O profissional que desenvolve esses materiais é chamado de infoprodutor, este é responsável pela criação, venda e entrega do material.

 

 

Prestação de serviços on-line

 

Outra oportunidade que também tem crescido no digital é a prestação de serviços, com seu campo de atuação bem amplo: assistente virtual, marketing digital, consultoria empresarial, gestão de mídias sociais, entre tantas possibilidades.

 

 

Produção de conteúdo 

 

O produtor de conteúdo desenvolve materiais estratégicos para o cliente que deseja divulgar serviços/produtos, seja para uma organização ou um profissional liberal.

 

Por que investir em contabilidade para negócios digitais

Cada serviço exemplificado aqui tem uma particularidade contábil.  No geral, podemos dizer que grande parte das categorias são enquadradas como MEI (Microempreendedor Individual), mesmo assim é importante o acompanhamento de um especialista, já que toda atividade profissional, independentemente de ser on-line ou não, deve recolher seus impostos. 

 

Lembrando que o cliente que busca a formalização do seu negócio digital precisará de orientação para dar esse passo tão importante. Afinal, estamos falando, por exemplo, de regimes tributários, obrigações fiscais e recolhimento do INSS.

 

Tributação para empresas digitais

Como cada modalidade dentro do comércio de produtos e serviços digitais tem as suas particularidades, o papel aqui do contador é apontar qual tributação será mais válida para o cliente, ou seja, ajudando-o na organização tributária, na identificação das isenções possíveis, bem como na possibilidade de diminuir os valores dos impostos. Contudo, as tributações mais comuns são enquadradas nessas modalidades:

 

- Simples Nacional

 

- Lucro Presumido – Ganhos 

 

- Lucro Real

 

O cliente pode alterar o modelo de tributação, contudo, é importante apresentar a ele um planejamento tributário, com demonstração dos cálculos, e definir de maneira estratégica qual é o melhor regime para cada negócio digital.

 

Vantagens que são oferecidas ao empreendedor digital

São muitas vantagens, dentre tantos benefícios os que mais se destacam são:

 

 

  • Planejamento tributário



  • Segurança na tomada de decisões



  • Perspectivas de crescimento



  • Aumento nos lucros da empresa



  • Organização financeira


 

 

 

Lembrando que deixar o perfil generalista e se especializar, é um bom caminho para oferecer serviços com mais segurança. Conhecer o mercado digital é um diferencial importante. Estar atento(a) nas principais legislações que são aplicáveis para esse ramo de negócio é imprescindível. Afinal, o mercado permanece em constante ascensão e abre grandes possibilidades de negócio.

 

 

 

Texto: Vanessa Mandarano

Revisão: Beatriz Baptista

Arte: Lucas Loreto

Áudio: Rosangela Diniz

 

 

 

logotipo-netspeed

 

 

Veja também:

Clique na melhor opção para você
Quer nos conhecer melhor?

Clique na melhor opção para você