Com vinte anos de existência no mercado, a Netspeed Tecnologia em Sistemas cresceu com uma política administrativa além do seu tempo. Isto porque sua organização foi estruturada, desde o início, valorizando a ferramenta humana e intelectual de seus colaboradores. Nesta edição, as colaboradoras Cassia Regina Moreno Sandrin, Christiane Augusto Pimentel Justo e Patrícia Perpétua de Sá Massarole, dividiram suas experiências de anos de trabalho na empresa. Confira!
As organizações e seu desenvolvimento crescente, com a chegada de novos ciclos, sentiram a necessidade de tornar mais humana a relação de trabalho. A gestão das corporações modificou as suas metodologias, sejam elas Lean, Gestão Ágil, 3.0 ou 4.0, o que se sobressai em cada um destes métodos é a importância do valor humano. E essa mudança, cultural e organizacional, chegou aos mais diversos campos do mundo dos negócios. Os desafios de empreender são muitos e, consolidar uma equipe, disposta a crescer com a empresa, não é tarefa fácil.
Com aproximadamente 71 colaboradores, a organização se destaca não só pela eficiência nos serviços prestados, como, também, na maneira de administrar e valorizar o humano.
Ao pensar neste post de hoje, a equipe analisou o momento que o mundo vem atravessando e os resultados positivos em que a Netspeed se destaca, seguindo na contramão dos dados apresentados em relação à crise, ao desemprego e à perda de clientes. Em um momento de grande comoção e incerteza, os gestores da Netspeed, com ações construtivas, impulsionaram suas equipes e, mesmo parecendo impossível, o engajamento entre os departamentos foi mantido.
É comum nos depararmos com notícias que norteiam sobre os passos para se ter sucesso no ramo empresarial. Porém, entre tantos pontos analisados, a ferramenta humana ainda é a que constitui o corpo da organização e mantém as atividades em funcionamento.
Com a equipe trabalhando home office, desde março, os serviços foram mantidos com excelência, o que proporcionou condições para lançamentos de novas ferramentas de trabalho, que ganharam destaque e seguem com autonomia.
Os colabores da Netspeed aceitaram fazer uma retrospectiva, já que acompanharam o crescimento da empresa nestes 20 anos. São relatos particulares, de olhos que presenciaram de perto as mudanças e o desenvolvimento da empresa.
Ao iniciar uma carreira, muitas são as indagações pessoais e expectativas, naturalmente depositadas, diante da oportunidade do crescimento profissional. Assim ocorreu com os colaboradores que tiveram a oportunidade de iniciar e/ou dar continuidade às suas carreiras. Muitos foram os pontos levados em conta e os colaboradores, que hoje dão vida a este post, acompanharam sua própria evolução em conjunto com a Netspeed.
A Técnica de Garantia de Qualidade, Christiane Augusto Pimentel Justo, atua há 15 anos na organização. Atualmente, faz parte da equipe de teste dos sistemas. Segundo ela, no início, quando a Matriz, com sede em São José do Rio Preto, foi inaugurada, a colaboradora fazia um pouco de tudo, já que a equipe era formada por ela e pelos gestores da empresa, Rogério Martins, atualmente Diretor Administrativo, juntamente com seu sócio, Ederson Araújo de Souza, hoje Diretor Técnico. Ao lembrar do cotidiano, Christiane relata que fazia o atendimento ao cliente via telefone, prestava suporte e auxiliava no departamento financeiro. “Entrei na empresa muito menina, imatura, principalmente profissionalmente. Em vários momentos cometi erros e eles sempre souberam entender, e me ensinar o certo. Foram muitos anos, muitos momentos. Quando eu entrei na empresa, não tinha casado nem tido meus filhos. É uma vida que eu tive, dentro da empresa. Foi muito aprendizado, cresci muito na Netspeed. Mas, os momentos que mais me marcaram foram quando eu tive alguns problemas sérios e a empresa me apoiou e me ajudou demais”, confidenciou.
[caption id="attachment_4141" align="aligncenter" width="640"]

A colaboradora Patrícia Perpétua de Sá Massarole, presente na empresa desde 2007, relata que iniciou sua carreira, na empresa, no setor financeiro. Em um feedback, foi-lhe dada a oportunidade de exercer outra função e, assim, ela migrou para o departamento comercial, onde, atualmente, está no pós-vendas. De acordo com Massarole, vários momentos bons foram vividos, como a mudança para o prédio, comemorações de Festas Juninas e confraternizações. “Foram celebrações maravilhosas! Uma das festas mais marcantes, para mim, foi a comemoração dos 15 anos, que foi memorável. Uma festa social, vestidos de festas, ternos e, como sempre, com a presença dos familiares, que participam de todas as festas de confraternização. Defino a Netspeed como acolhedora, família, atenciosa e preocupada com seus funcionários. Realmente, uma empresa modelo para muitas outras do ramo. Não posso esquecer de citar que a Netspeed investe em seus funcionários, oferecendo cursos e compartilhando inúmeros aprendizados”, enfatizou.
[caption id="attachment_4140" align="aligncenter" width="640"]

Já a Cassia Regina Moreno Sandrin, gestora administrativa, que faz parte da equipe desde 2008, também relata que foram muitos momentos bons e marcantes. Porém, o que mais a marcou foi quando a empresa completou 10 anos, período em que ela estava iniciando sua carreira, dentro da Netspeed. Para ela, é uma satisfação continuar fazendo parte da história da empresa, que está completando 20 anos de sucesso. “Considero-a uma empresa inovadora, que busca o crescimento, tanto profissional como pessoal, dando oportunidades a novos talentos, sempre preocupada com a qualidade de vida de seus colaboradores e familiares, além de ser motivo de orgulho fazer parte do crescimento da empresa, que atua em território nacional, acompanhar sua evolução no mercado de tecnologia e ver que ela é destaque no ranking de empresas em desenvolvimento de software. É empolgante!”, declarou.
[caption id="" align="aligncenter" width="355"]

[/caption]
Assim como a colaboradora Patrícia, Cássia relata sobre as comemorações, que ganham destaque ao dividir as experiências. De acordo com ela, as comemorações sempre são motivo de muita alegria, participação geral e um momento aguardado por todos colaboradores, pois são muito divertidas e com diversas histórias para contar e, por isso, geram saudade.
Ao indagarmos quais mudanças foram decisivas na história da Netspeed, os colaboradores citaram a criação da Liderança, em cada departamento, a gestão de Recursos Humanos e as reuniões de estratégias, que foram ações fundamentais, mudanças culturais que impactaram, positivamente, a todos.
Já que o mercado de trabalho busca profissionais proativos e produtivos, a motivação é um dos “pontos-chave” para o sucesso nas corporações, o que é um desafio nada fácil, afinal, manter satisfeitos colaboradores com diferentes pensamentos, é desafiador e o resultado é extremamente satisfatório. Mas, você deve estar se perguntando, o que pode encorajar cada vez mais uma equipe de trabalho?
Ao ouvir nossos entrevistados, a resposta cita desde o ambiente até o reconhecimento dos serviços prestados, como observa Sandrin: “O ambiente, a diretoria, a segurança que a empresa nos oferece, o reconhecimento, os benefícios e a interação com os colaboradores”.
Ao falarmos de ambiente corporativo, poderíamos associá-lo a cenas mais rígidas e administrações mais burocráticas; porém, o que encontramos como diferencial, na Netspeed, é exatamente o contrário. Assim considera Patrícia, que se sente motivada pelo ambiente amigável, com administradores parceiros, além do respeito e dedicação com todos e, também, os grandes amigos que ela fez ao longo de todos esses anos na Netspeed. “No decorrer destes anos de empresa, é evidente o prazer que cada um tem em trabalhar aqui. Na minha concepção, é uma excelente empresa e, em meio ao caos causado pela pandemia, só tenho a agradecer, pois ao colocarem em prática algumas ações, como o home office, pensaram no bem-estar de todos, afirmou.
“Existem vários motivos, mas o mais forte é o cuidado e a preocupação que a empresa tem com os colaboradores e seus familiares. Entre eles, ótimos equipamentos para trabalhar, momentos de lazer e descanso, na empresa, e as confraternizações entre os colaboradores, podendo ter a participação dos nossos familiares”, observa Christiane.
[caption id="attachment_4146" align="aligncenter" width="640"]

Como referimos no início deste texto, a humanização, nas organizações, se faz cada vez mais presente e, de maneira natural, faz parte do planejamento das novas gestões. O objetivo é criar maior envolvimento entre os funcionários. A atuação dos recursos humanos da empresa é fundamental, já que a maior responsabilidade está ligada ao setor, que tem por missão modificar administrações mais rígidas em aberturas de diálogo, onde o ponto de vista do colaborador passa a ser ouvido, trazendo estabilidade e união às equipes. O depoimento que se segue só comprova como o trabalho em conjunto e como condutas, neste âmbito, são determinantes para os resultados produtivos.
“Se pudesse definir, em uma palavra, a empresa que trabalhamos, seria “Humana”. É lógico que, além da parte profissional e dos sistemas, que são excelentes, temos, também, materiais e equipes de trabalho de qualidade. Mas, isso, várias empresas possuem. Agora, o que diferencia mesmo a empresa, é a sua parte humana. Digo isso em relação às pessoas, no geral, o que inclui colaboradores e clientes. As pessoas não são só números para a empresa, pois a empresa realmente se preocupa, se interessa pelo bem-estar de todos”, concluiu Christiane.
Ao finalizar este post, é possível perceber o quanto há de emoção e gratidão nas mensagens dos colaboradores que representam os demais.
Qual será o segredo?! Como bem cita a escritora Suzanne Andrade, o que é também o título do seu livro e se encaixa muito bem no contexto aqui apresentado: “O segredo do sucesso é ser humano”.
E aí, gostou do post de hoje?
Não perca o próximo post "Netspeed 20 anos de realizações" que continuará a contar um pouco mais sobre empresa.
Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, acesso
ao Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.
