Você com mais conteúdo
Invasores de sistemas: Não deixe que seu pior pesadelo se torne realidade

Invasores de sistemas: Não deixe que seu pior pesadelo se torne realidade

20 de outubro de 2015 • 4 min de leitura
Cresce, cada vez mais, o uso de tecnologia para armazenar informações. Muitas dessas informações são sigilosas e, por isso, os cuidados com invasores devem ser redobrados.

 

 

Recentemente, invasões em sistemas tem sido um assunto comentado em todo o mundo e, também, tem gerado desespero por parte de quem sofre esse tipo de ataque.

 

 

 

Causas e efeitos


Essas invasões podem ocorrer ao clicar sobre links suspeitos como, por exemplo, em um e-mail duvidoso. Em alguns sites isso também pode ocorrer. Sem que a pessoa perceba ela clica em anexos ou faz downloads que fazem com que a máquina seja invadida.

 

Este crime virtual faz com que os invasores consigam bloquear máquinas ou dispositivos móveis, solicitando, posteriormente, pagamento como forma de resgate.

 

Os vírus infiltrados no sistema são capazes de criptografar arquivos e dados armazenados. Existem os vírus que bloqueiam a tela do computador e os que criptografam o que está armazenado.

 

A criptografia, nada mais é do que a codificação de informações. Sendo assim, apenas o emissor e o receptor conseguem decifrá-las. Existem diversos tipos de criptografia e essa técnica vem se desenvolvendo e se modificando com o tempo.

 

Os invasores de sistemas se aproveitam da vulnerabilidade que a máquina apresenta e, assim, se infiltram para roubar arquivos e informações.

 

 

 

Como evitar Invasões aos sistemas?


O fundamental é manter sempre o sistema operacional atualizado com um bom antivírus e efetuar limpezas de arquivos indesejados, além, é claro, do cuidado ao clicar em links suspeitos.

 

Outra opção para evitar esse tipo de invasão é realizar backups dos dados do sistema.

 

A Netspeed possui um sistema específico para backup de seus sistemas contábeis, o NetBackup. E também, o NetBox que armazena os arquivos xml de NF-e, CT-e e NFS-e.

 

Agora, caso o backup não tenha sido feito e não haja maneira de recuperar o que foi roubado, infelizmente, a única solução é o pagamento para reaver o acesso às informações. Vale ressaltar que, de acordo com o FBI, esses invasores têm agido com uma maior frequência e é preciso estar sempre atento.

 

Então, fica a dica, e tenha certeza de que suas informações estão em segurança!

 

 

 

Fique logado no Netspeed Mais: Você com mais conteúdo ;)

E sinta-se a vontade para Curtir, Comentar ou Compartilhar!

Veja também:

Clique na melhor opção para você
Quer nos conhecer melhor?

Clique na melhor opção para você